O Ant é um mecanismo de script fonte aberto que é capaz de executar a criação de scripts no formato XML. O Ant é ideal para executar tarefas normalmente encontradas em construções automatizadas.
As variáveis definidas em build.properties de plug-in e fragmento serão utilizadas por scripts de construções automatizadas para Ant. O PDE gera scripts Ant para criar arquivos de construção de plug-in e de fragmento individuais e um script geral para construir o componente JAR. Esse script "main" também é responsável por executar os arquivos de script individuais na ordem correta (definidos pela cadeia de dependência do plug-in). Cada arquivo de construção possui o mesmo nome (build.xml) e é criado como um irmão dos arquivos manifest nos projetos correspondentes.
Como os scripts Ant utilizam as variáveis de substituição em build.properties, você pode utilizá-las normalmente "como estão," sem modificar os scripts gerados. Se modificá-los, não poderá criar os scripts todas as vezes que desejar reconstruir o componente. Por esse motivo, a geração e execução de script podem ser controladas individualmente.
Para criar scripts, você pode simplesmente pressionar o botão Criar JAR no manifest do componente. Se o manifest não abrir, será possível selecionar o arquivo manifest e selecionar Criar Componente JAR do menu popup. Nos dois casos, o assistente a seguir aparecerá: