Dependendo do tipo de arquivo sendo editado, o editor apropriado é exibido na área do editor. Por exemplo, se você estiver editando um arquivo .TXT, um editor de texto é exibido na área do editor. A figura abaixo mostra um editor abrindo um arquivo sample.txt. O nome do arquivo aparece na guia do editor. Se um asterisco (*) aparecer no lado esquerdo da guia, isso indicará que o editor tem alterações não salvas. Se tentar fechar o editor ou sair do workbench com alterações não salvas, você será avisado para salvar as alterações do editor.
Quando um editor está ativo, a barra de menus e a barra de ferramentas contêm operações aplicáveis ao editor.
É possível empilhar editores na área do editor e ativar os editores individuais clicando na guia do editor. Você também pode colocar os editores lado a lado na área de editor, assim seu conteúdo pode ser visto simultaneamente. Na figura abaixo os editores da amostra sample.txt e otherFile.txt foram colocados um sobre o outro.
Se um recurso que não tem um editor associado for aberto, o workbench tentará lançar um editor externo registrado na plataforma. Esses editores externos não são totalmente integrados ao workbench e não estão incorporados na área do editor do workbench.
No
Windows o workbench também tentará lançar o editor local como um editor de documento OLE.
Por exemplo, editar um arquivo DOC fará com que o Microsoft Word seja aberto
no local dentro do workbench, se o Microsoft Word estiver instalado na máquina.
Se você não tiver o Microsoft Word instalado, o Wordpad abrirá.