Reformulação

Reformulação significa transformação do programa preservando o comportamento. O JDT suporta uma série de transformações descritas no livro de Martin Fowler Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison Wesley 1999.

Ao executar uma reformulação, você pode pré-visualizar, opcionalmente, todas as alterações iminentes resultantes de um comando de reformulação, antes de finalmente optar por executá-lo.

Ações de Reformulação Suportadas

Dependendo do contexto a partir do qual você escolhe a reformulação, vários comandos de reformulação estão disponíveis.

Comandos de Reformulação

Elemento

Comandos de Reformulação Disponíveis

Pacote

Renomear

Unidade de compilação

Renomear

Mover para outro pacote

Tipo

Renomear

Método

Renomear

Renomear parâmetros

Código

Extrair Método

Renomear Elemento

Você pode renomear um elemento, e o suporte à reformulação do workbench altera o nome do recurso selecionado e todas as referências a ele.

Renomear Parâmetros de Método

É possível renomear os parâmetros de um método, renomeando a declaração do parâmetro e todas as referências aos parâmetros dentro do corpo do método. Utilize o comando Renomear Parâmetros para renomear os parâmetros de um método, bem como todas as referências a esses parâmetros. Na página de parâmetros de reformulação, você pode clicar na coluna Novos Nomes de Parâmetros na linha que contém o parâmetro que deseja alterar, digite um novo nome para o parâmetro.

Mover Unidade de Compilação

É possível mover uma unidade de compilação para um pacote diferente. Importações e referências são atualizadas automaticamente.

Extrair Método

Quando você extrai um método, o workbench extrai um intervalo de código de um corpo de método existente e cria um novo método para ele, incluindo também uma chamada do método antigo para o novo método. Esse recurso é útil para a limpeza de métodos longos, confusos ou muito complicados.

Pré-visualizando Resultados de Formulação

Você pode executar uma reformulação de uma das duas maneiras diferentes que se seguem.

Reformulação sem Pré-visualização

Em uma reformulação rápida, você omite a notificação de problemas potenciais e a pré-visualização da reformulação. Se um problema de Parada estiver previsto, a reformulação não será executada.

Reformulação com Pré-visualização

Em uma reformulação controlada, você é notificado de problemas potenciais e recebe uma pré-visualização detalhada sobre o que a ação de reformulação executará.