Similar a plug-ins e fragmentos, o PDE trata os componentes de plataforma como projetos. O PDE anexa a natureza de "componente" especial a esses projetos para diferenciá-los de outros tipos de projeto. O projeto deve ter uma estrutura de pasta específica e um manifest de componente. O projeto deve ser definido com referências a todos os projetos de plug-in e de fragmento que serão empacotados no componente. (Você pode definir as referências de projeto utilizando a página de propriedades para um projeto.)
O PDE fornece um assistente para definir um projeto de componente. Normalmente, você utiliza esse assistente para definir um componente após ter feito plug-ins e fragmentos de desenvolvimento. Entretanto, é possível criar o componente em qualquer estágio de desenvolvimento e incluir novos plug-ins posteriormente.
Assumindo que tenha seguido os exemplos anteriores, você já deve ter o "Plugin XYZ" e "Fragmento Alemão" em sua área de trabalho. Criaremos um componente de amostra e empacotaremos esses artifacts para estarem prontos para entrega.
Agora você deve ter o projeto "Componente de Amostra" na sua área de trabalho. O projeto deve ter uma estrutura de pasta com o caminho "install/components/com.example.component_1.2.2". Essa estrutura deve conter um arquivo manifest do componente, install.xml. O editor de manifest do componente abrirá para edição.