O editor do manifest do componente utiliza os mesmos conceitos vistos nos outros editores de PDE. Ele possui duas páginas de formulário (Visão Geral e Conteúdo) e uma página de Origem que mostra o código XML bruto do arquivo manifest.
As informações que são digitadas durante a configuração do projeto do componente podem ser alteradas na página de Visão Geral. Além disso, você pode fornecer URLs para sites de atualização e sites de descoberta na folha de propriedade. As URLs de site de atualização são mostradas aos usuários pelo Gerenciador de Atualização quando eles atualizam a plataforma. As URLs do site de descoberta são utilizadas para apontar usuários para outros componentes interessantes e/ou sites.
Os plug-ins e fragmentos que são parte do seu componente são listados na página de Conteúdo. As caixas de entrada nas listas representam todos os plug-ins e fragmentos válidos na área de trabalho. Ao selecionar as caixas de entrada, você informa ao editor para incluí-las no componente. Se você der um clique duplo em uma entrada de plug-in ou fragmento, o editor de manifest do plug-in ou do fragmento abrirá para o item selecionado.