Descrição: esse ponto de extensão é utilizado para incluir fatores de perspectiva ao workbench. Um fator de perspectiva é utilizado para definir o layout inicial e os conjuntos de ações visíveis para uma perspectiva. O usuário pode selecionar uma perspectiva chamando o sub-menu "Abrir" do menu "Perspectiva".
Marcação da Configuração:
<!ELEMENT perspective (description?)>
<!ATTLIST perspective
id CDATA
#REQUIRED
name CDATA #REQUIRED
class CDATA #REQUIRED
icon CDATA #IMPLIED
>
<!ELEMENT description (#PCDATA)>
A seguir um exemplo da extensão de perspectiva:
<extension
point="org.eclipse.ui.perspectives">
<perspective
id="org.eclipse.ui.resourcePerspective"
name="Resource"
class="org.eclipse.ui.internal.ResourcePerspective"
icon="icons/MyIcon.gif">
</perspective>
</extension>
Informações de API: o valor do atributo classe deve ser um nome completo de uma classe que implementa org.eclipse.ui.IPerspectiveFactory. A classe deve fornecer o layout inicial para uma perspectiva quando solicitado pelo workbench.
O arquivo product.ini é utilizado para definir a perspectiva padrão. A perspectiva padrão é a primeira perspectiva que aparece quando o produto é lançado após a instalação. Também é utilizada quando o usuário abre uma página ou janela sem nenhuma perspectiva especificada. A perspectiva padrão é definida como uma propriedade dentro do product.ini, conforme mostrado abaixo. O usuário pode também substituir essa perspectiva a partir da página de preferências de perspectivas do workbench.
defaultPerspectiveId = org.eclipse.ui.resourcePerspective
As perspectivas que aparecem no menu "Abrir" são atalhos para a seleção de perspectivas. Esse conjunto é definido pela própria perspectiva e as extensões feitas através do ponto de extensão perspectiveExtensions.
Implementação Fornecida: o workbench fornece uma "Perspectiva de Recurso". Perspectivas adicionais podem ser incluídas pelos plug-ins. Elas são selecionadas utilizando o submenu Abrir no menu Perspectiva.