Vimos como os plug-ins podem contribuir com um editor ao workbench, mas ainda não vimos a implementação de um editor.
Não há padrão "geral" de implementação de um editor, porque os editores geralmente fornecem semântica específica do aplicativo. Por exemplo, uma ferramenta que edita e gerencia um tipo determinado de recurso fornecerá um comportamento personalizado para manipular os dados representados pelo recurso.
Os editores são apresentados em várias formas e tamanhos. Se um editor de plug-in for baseado em texto, o editor poderá então utilizar o editor de texto padrão existente ou criar um editor de texto personalizado utilizando os recursos fornecidos no JFace. Esta última abordagem é utilizada pelos editores do Java Development Tooling (JDT).
Se um editor de plug-in não for baseado em texto, um editor personalizado deve então ser implementado pelo plug-in. Há várias abordagens para a construção de editores personalizados, todas dependem da aparência e do comportamento do editor.
Os editores baseados em formulários podem definir controles de maneira similar a um diálogo ou assistente. O Plug-in Development Environment (PDE) utiliza essa abordagem na construção de seus editores de manifest.
Os editores intensivos de gráficos podem ser gravados utilizando o código de nível do SWT. Por exemplo, um editor poderia criar sua própria janela SWT para exibir as informações ou poderia utilizar um controle SWT personalizado que é otimizado para o aplicativo.
Os editores orientados por lista podem usar os visualizadores de lista JFace, árvore e de tabela para manipular seus dados.
Assim que o gabarito de implementação para o editor tiver sido determinado, a programação do comportamento do editor é muito parecida com a programação de um JFace ou de um aplicativo SWT independente.