A extensão dos filtros de recurso permitem aos plug-ins definir filtros úteis para a filtragem de tipos de arquivo na exibição do navegador de recurso. Isso é útil quando tipos de arquivo especiais são utilizados para representar informações internas do plug-in que não devem ser mostradas no workbench e nem manipuladas pelo usuário.
O workbench filtra o padrão ".*" para excluir arquivos internos, como o .metadata, do navegador de recurso. Da mesma forma, o plug-in JDT filtra os arquivos"*.class" para ocultar classes compiladas.
A marcação da extensão de filtros de recurso é simples. O exemplo a seguir é do plugin.xml do workbench.
<extension
point= "org.eclipse.ui.resourceFilters">
<filter pattern = ".*" selected = "false"/>
</extension>
Os filtros podem ser ativados pelo usuário utilizando o menu de opções local do navegador de recurso.
Além de declarar o padrão de filtro, o plug-in pode utilizar o atributo selected para especificar se o filtro deve ser ativado no navegador de recurso. Isso determina somente o estado inicial do padrão de filtro. O usuário pode controlar quais padrões de filtro serão ativados.