Editores do Workbench

Apesar da implementação de um editor de workbench ser específica para o seu plug-in e para os recursos que deseja editar, o workbench fornece uma estrutura geral para a construção de um editor.  Os conceitos a seguir se aplicam a todos os editores de workbench.

Um editor deve implementar IEditorPart e geralmente é construído estendendo-se a classeEditorPart.  Um editor implementa sua interface de usuário no método createPartControl.  Esse método é usado para montar os widgets SWT ou visualizadores JFace que apresentam o conteúdo do editor. 

Uma entrada de editor é uma descrição de algo a ser editado. É possível comparar uma entrada de editor com um nome de arquivo, no entanto, ela é mais geral. IEditorInput define o protocolo de uma entrada de editor, incluindo o nome da entrada e a imagem que deveria ser usada para representá-lo nas etiquetas na parte superior do editor.

Duas entradas genéricas de editor são fornecidas na plataforma. IFileEditorInput representa uma entrada que é um arquivo no sistema de arquivos.  IStorageEditorInput representa uma entrada que é um fluxo de bytes. Esses bytes podem vir de uma origem diferente do sistema de arquivos.

O restante da implementação do editor depende do conteúdo que você está tentando apresentar.  Veremos a seguir o tipo de editor mais comum - o editor de textos.