A plataforma Eclipse é fornecida com um IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) Java com todos os recursos. O JDT (Java Development Tooling) permite que os usuários gravem, compilem, testem, depurem e editem programas escritos na linguagem de programação Java.
O JDT utiliza vários pontos de extensão e estruturas de plataforma descritos no Guia do Desenvolvedor de Plug-in de Plataformas.
Esse guia descreve os pontos de extensão e API fornecidos pelo JDT. Consideramos que você já conheça os conceitos de plug-ins, pontos de extensão, recursos de área de trabalho e UI do workbench.
Primeiramente veremos como as ferramentas do JDT estão estruturadas. É mais fácil considerar o JDT como um conjunto de plug-ins que incluem comportamento específico do Java ao gabarito de recursos de plataforma genérica e contribuem com exibições, editores e ações específicas do Java para o workbench.
Depois, veremos como utilizar a API do JDT para realizar tarefas comuns, como gerar, compilar e executar código Java de maneira programática.