O mecanismo de construção de componentes é acionado por uma configuração de construção. A configuração de construção para um plug-in individual, fragmento ou componente é encontrada em um arquivo build.properties do elemento correspondente.
O PDE fornece assistentes que criam o arquivo build.properties para cada plug-in e fragmento que deve ser empacotado dentro de um componente. O arquivo build.properties contém informações sobre a compilação das pastas de origem em JARs. Normalmente, você modifica esse arquivo dentro do editor de manifest do componente. Também é possível incluir entradas diretamente no arquivo utilizando outro editor.
O PDE fornece um editor simples para build.properties que possui exibições de formulário e de origem. O próprio arquivo segue o formato de propriedades Java. É necessário fornecer um número de chaves e seus valores correspondentes. Os valores múltiplos são separados utilizando uma vírgula como delimitador.
Há seis pontos onde o texto pode ser especificado por um plug-in ou fragmento para inclusão na construção. Esses pontos são:
Os valores definidos nesses pontos são expressos em "padrões" Ant. Normalmente essa quantidade se refere a uma lista de cadeia separada por vírgula para correspondência.
Os formatos padrão fornecem os resultados esperados. Por exemplo, ".jar" indica todos os arquivos jar no diretório do nível superior.
Os padrões não são extremos por padrão. Caso deseje descrever todos os arquivos Java por exemplo, você deve utilizar o padrão "**/*.java". O padrão "**" corresponde a qualquer número de níveis de diretório. Similarmente, para descrever sub-árvores inteiras, utilize "foo/".
Os valores padrão para esses pontos são sempre gerados automaticamente com identificadores de formato auto.<lastPortionOfPointId>. Isso é feito para permitir sua substituição para estender esses valores padrão, caso seja desejado. Para definir os valores substituídos, um plug-in define as propriedades de nome/valor adicional no arquivo build.properties mencionado anteriormente. Alguns exemplos:
bin.includes=plugin.xml,*.jar
javadoc.packages=${auto.packages},org.eclipse.core.target.*
src.excludes=${auto.excludes},*Hack.java
Quando esses valores são digitados no editor build.properties, eles aparecem dessa forma: