![]() ![]() |
Os gráficos incluem muitos elementos visuais diferentes. É possível personalizar o aspecto da maioria dos elementos do gráfico. Para clarificar a apresentação dos dados, ou para criar uma composição mais agradável, é possível reorganizar o esquema do gráfico. Por exemplo, é possível alterar o local onde o título do gráfico é apresentado ou adicionar preenchimento entre uma série de barras e o eixo de acordo com o qual estão dispostas.
É também possível alterar a cor e o estilo dos componentes do gráfico. Por exemplo, poderá ser necessário modificar um gráfico de forma a utilizar o esquema de cores padrão da sua empresa. É possível ainda delinear ou adicionar uma cor de fundo à maioria dos componentes do gráfico como, por exemplo, o traçado, a legenda, ou etiquetas. Pode também alterar a cor e a forma dos elementos de série como, por exemplo, as secções de um gráfico circular ou as figuras em forma de castiçais de um gráfico de cotações.
A Figura 16-1 identifica algumas partes de um gráfico de barras simples que utiliza as predefinições.
Os títulos e os marcadores da Figura 16-1 são semelhante aos da maioria dos gráficos. Estes elementos ajudam frequentemente os utilizadores a interpretar as informações apresentadas pelo gráfico mas, caso seja necessário, é possível movê-los ou removê-los. Pode ainda adicionar elementos como, por exemplo, linhas de grelha que de expandem pelo traçado ou pelas etiquetas de pontos de dados para mostrar o valor exacto de cada barra. É possível fazer os seguintes tipos de alterações ao aspecto do gráfico:
![]() ![]() |