Tópico
anteriorTópico
seguinte


Classe Finance

A classe Finance é uma classe JavaScript facultada por BIRT que proporciona um conjunto de funções financeiras estáticas que podem ser utilizadas para executar uma série de cálculos empresariais comuns. Os valores financeiros podem ser representados como um valor flutuante. A aplicação não pode criar uma ocorrência desta classe.

Finance.ddb

Esta função devolve a depreciação de um activo para um dado período individual utilizando o método de saldo de declinação dupla. A depreciação de saldo de declinação dupla é um método acelerado de depreciação que resulta em maiores taxas de depreciação e maiores poupanças nos impostos nos primeiros anos da vida útil de um activo fixo proporcionadas pelo método de depreciação de linha recta (SLN - Straight-line Depreciation Method), onde as taxas são sempre uniformes.

A função utiliza a seguinte fórmula para a depreciação ao longo de um período individual:

depreciation = (( initialCost - totalDepreciationFromPriorPeriods) * 2) / 
assetLifespan 

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

ddb( initialCost, salvageValue, assetLifespan, singlePeriod )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo calcula a depreciação para o primeiro ano sob o método de saldo de declinação dupla para uma nova máquina adquirida por $1400, com um valor residual de $200 e uma vida útil estimada de 10 anos. O resultado ($280) é atribuído à variável Year1Deprec:

Year1Deprec = Finance.ddb(1400, 200, 10, 1)  

Ver também:

Função Finance.sln

Função Finance.syd

Finance.fv

Esta função devolve o valor futuro de uma anuidade baseada em pagamentos periódicos constantes e com uma taxa de juro invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa. O valor futuro de uma anuidade é o valor de tesouraria que pretende depois de ter efectuado o pagamento final.

Por exemplo, se preparar um plano de poupanças com o objectivo de atingir os $75.000 em 18 anos para pagar a educação dos seus filhos, o valor futuro do plano é de $75.000.

Ou se pedir um empréstimo de $11.000, o valor futuro do empréstimo é de $0,00, tal como em qualquer empréstimo normal.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

fv( ratePerPeriod, numberPayPeriods, eachPmt, presentValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que deposita $10.000 numa conta de poupança para a sua filha quanto ela nascer. Se a conta pagar 5,7% de juros compostos diariamente, que quantia terá ela para pagar a universidade aos 18 anos? A resposta, $27.896,60, é atribuída à variável TotalValue:

TotalValue = Finance.fv(0.057/365, 18*365, 0, -10000, 1)  

O exemplo seguinte é quase igual ao anterior. No entanto, neste exemplo, assuma que os juros compostos são mensais e não diários e ainda que decidiu fazer um depósito mensal adicional de $55 na conta. O valor futuro atribuído a TotalValue, neste caso, é $48.575,82:

TotalValue = Finance.fv(0.057/12, 18*12, -55, -10000, 1)  

Ver também:

Função Finance.ipmt

Função Finance.nper

Função Finance.pmt

Função Finance.ppmt

Função Finance.pv

Função Finance.rate

Finance.ipmt

Devolve o pagamento de juros por um determinado período de tempo de uma anuidade, com base em pagamentos periódicos, constantes e numa taxa de juro invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa. Cada pagamento é constituído por dois componentes, o valor principal e os juros. iPmt devolve o componente de juros do pagamento.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

ipmt( ratePerPeriod, singlePeriod, numberPayPeriods, presentValue, futureValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que faz pagamentos mensais no dia 1 de cada mês por um empréstimo de $20.000, ao longo de 36 meses, a uma APR de 11,5%. Que parte do 5º pagamento é juros? A resposta, $171,83, é atribuída a Interest5:

Interest5 = Finance.ipmt(.115/12, 5, 36, -20000, 0, 1)  

Consulte também

Função Finance.fv

Função Finance.nper

Função Finance.pmt

Função Finance.ppmt

Função Finance.pv

Função Finance.rate

Finance.irr

Esta função apresenta a taxa interna de devolução (IRR) para uma série de fluxos monetários periódicos, pagamentos e receitas) numa matriz existente. A taxa interna de devolução é a taxa de juro para um investimento que consiste em pagamentos e receitas que ocorrem com intervalos regulares. O fluxo de dinheiro não necessita de ser constante em todos os períodos, ao contrário do caso das anuidades.

A função IRR está intimamente relacionadas com a função do valor presente real (NPV) visto que a taxa de devolução calculada pela IRR é a taxa de juro correspondente a um valor presente real de zero. IRR calcula por iteração. Começando pelo valor de <starting guess>, repete o cálculo até que o resultado seja exacto até 0,00001 por cento. Caso não consiga determinar um resultado depois de 20 iterações, a função apresenta um erro.

Aplicam-se as seguintes regras:

As seguintes sugestões poderão ser úteis:

Sintaxe

irr( cashArray, startingGuess )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que preencheu a matriz myArray com uma série de valores de fluxos monetários. A taxa interna de devolução é atribuída à variável IRRValue:

IRRValue = Finance.irr( myArray, .1 ) 

Ver também:

Função Finance.mirr

Função Finance.npv

Função Finance.rate

Finance.mirr

Esta função devolve a taxa interna modificada de devolução para uma série de fluxos monetários periódicos ou pagamentos e receitas numa matriz existente. A taxa interna modificada de devolução é a taxa interna de devolução (IRR) quando as receitas e os pagamentos são financiados com diferentes taxas. MIRR tem em conta o custo do investimento, ou financeRate, e a taxa de juro recebida quando o dinheiro é reinvestido do dinheiro, ou reinvestmentRate.

Aplicam-se as seguintes regras:

Visto que MIRR utiliza a ordem de valores na matriz para interpretar a ordem de pagamentos e rendimentos, certifique-se de que introduz os valores do pagamento e do rendimento na ordem correcta.

Sintaxe

mirr( cashArray, financeRate, reinvestmentRate )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que preencheu a matriz myArray com uma série de valores de fluxos monetários. Se a taxa de juro que pagar pelo financiamento for de 12% e a taxa que receber for de 11,5%, qual é a taxa interna modificada de devolução? A resposta é atribuída à variável MIRRValue:

MIRRValue = Finance.mirr( myArray, 0.12, 0.115 )   

Ver também:

Função Finance.irr

Função Finance.rate

Finance.nper

Devolve o número de períodos para uma anuidade com base em pagamentos periódicos, constantes e com uma taxa de juros invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

nper( ratePerPeriod, eachPmt, presentValue, futureValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que faz pagamentos mensais no dia 1 de cada mês por um empréstimo de $20.000, a uma APR de 11,5%. Se cada pagamento tiver um valor de $653,26, quantos pagamentos terá de fazer para terminar o pagamento do empréstimo? A resposta, 36, é atribuída à variável NumPeriods.

NumPeriods = Finance.nper(.115/12, -653.26, 20000, 0, 1) 

Ver também:

Função Finance.fv

Função Finance.ipmt

Função Finance.pmt

Função Finance.ppmt

Função Finance.pv

Função Finance.rate

Finance.npv

Esta função devolve o valor actual real de uma série variável de fluxos monetários periódicos, tanto positivos como negativos, a uma determinada taxa de juro. Enquanto que PV determina o valor actual de uma série de pagamentos constantes, NPV faz o mesmo para uma série de pagamentos variados. O valor actual real é o valor actual em dólares de todos os fluxos monetários futuros associados a um investimento menos qualquer custo inicial. Por outras palavras, é a soma de dinheiro que proporcionaria o mesmo lucro ou as mesmas perdas que as séries de fluxos monetários em questão caso a soma fosse depositada num banco hoje e lá permanecesse até os juros vencerem a uma taxa de <rate> durante o mesmo período de tempo contemplado pela sequência do fluxo monetário.

Aplicam-se as seguintes regras:

Visto que NPV utiliza a ordem de valores na matriz para interpretar a ordem de pagamentos e rendimentos, certifique-se de que introduz os valores do pagamento e do rendimento na ordem correcta.

Sintaxe

npv( rate, cashArray )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que preencheu a matriz myArray com uma série de valores de fluxos monetários e que a taxa de juro é de 11%. Qual é o valor real actual? A resposta é atribuída à variável NetPValue:

NetPValue = Finance.npv( .11, MyArray )  

Finance.percent

Esta função calcula a percentagem de dois números. Esta função processa as duas operações internas chave associadas a percentagens de cálculo: processar zero no numerador e processar valores nulos.

Sintaxe

percent( denom, num, valueIfZero )

Argumentos

Devoluções

Exemplo

pct = Finance.percent( 20, 50 ) // returns 40 
pct = Finance.percent( 20, 0 ) // returns 0 

Finance.pmt

Devolve o pagamento de uma anuidade com base em pagamentos periódicos, constantes e com uma taxa de juros invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

pmt( ratePerPeriod, numberPayPeriods, presentValue, futureValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que faz pagamentos mensais no dia 1 de cada mês por um empréstimo de $20.000, ao longo de 36 meses, a uma APR de 11,5%. Qual será o valor dos pagamentos? A resposta, $653,26, é atribuída a PaymentAmt.

PaymentAmt = Finance.pmt(.115/12, 36, -20000, 0, 1)  

Ver também:

Função Finance.fv

Função Finance.ipmt

Função Finance.nper

Função Finance.ppmt

Função Finance.pv

Função Finance.rate

Finance.ppmt

Devolve o pagamento principal por um determinado período de tempo de uma anuidade, com base em pagamentos periódicos, constantes e numa taxa de juro invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa. Todos os pagamentos de uma anuidade são constituídos por dois componentes: o componente principal e os juros. ppmt devolve o componente principal do pagamento.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

ppmt( ratePerPeriod, singlePeriod, numberPayPeriods, presentValue, futureValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que faz pagamentos mensais no dia 1 de cada mês por um empréstimo de $20.000, ao longo de 36 meses, a uma APR de 11,5%. Que parte do 5º pagamento representa o valor principal? A resposta, $481,43, é atribuída a Principal5:

Principal5 = Finance.ppmt(.115/12, 5, 36, -20000, 0, 1)  

Ver também:

Função Finance.fv

Função Finance.ipmt

Função Finance.nper

Função Finance.pmt

Função Finance.pv

Função Finance.rate

Finance.pv

Esta função devolve o valor actual de uma anuidade baseada em pagamentos periódicos, constantes e a pagar no futuro numa taxa de juro invariável. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa. O valor actual é o valor hoje de um futuro pagamento ou uma sequência de pagamentos estruturada como uma anuidade.

Por exemplo, se colocar $23,94 no banco hoje e deixar lá este valor durante 15 anos a uma taxa de juro anual composta de 10%, acabará por ficar com cerca de $100. Portanto, o valor actual desses $100 é aproximadamente $23.94.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

pv( ratePerPeriod, numberPayPeriods, eachPmt, futureValue, whenDue )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que está a considerar a compra de uma obrigação emitida por uma empresa com um valor facial de $1000. A obrigação paga um cupão anual de $100, vence em 15 anos e o próximo cupão é pago ao fim de um ano. O rendimento até ao vencimento em obrigações semelhantes é de 12,5%. Qual é o preço justo para esta obrigação ou, por outras palavras, qual é o seu valor actual? A resposta, $834,18, é atribuída à variável PresentValue:

PresentValue = Finance.pv(.125, 15, 100, 1000, 0)  

Os seguintes exemplos assumem que ganhou a lotaria. O jackpot é $10 milhões, que receberá em prestações anuais de $500.000 durante 20 anos, e a primeira prestação tem lugar um ano após o presente dia. Caso a taxa de juro composta seja 9,5% por ano, qual é o valor actual da lotaria? A resposta, $4.406.191,06, é atribuída a PresentValue:

PresentValue = Finance.pv(.095, 20, 50000,10000000, 0)  

O seguinte exemplo assume que pretende poupar $11.000 ao longo de 3 anos. Caso a APR seja 10,5% e planeie poupar $325 por mês, e caso faça os seus pagamentos no início de cada mês, quanto seria necessário para abrir a conta de forma a atingir o objectivo? A resposta, $2.048,06, é atribuída a StartValue. Tenha em conta o facto de que eachPmt é expresso como um número negativo visto que representa o dinheiro pago:

StartValue = Finance.pv(.105/12, 3*12, -325, 11000, 1)  

Ver também:

Função Finance.fv

Função Finance.ipmt

Função Finance.nper

Função Finance.pmt

Função Finance.ppmt

Função Finance.rate

Finance.rate

Esta função devolve a taxa de juro por período por uma anuidade. Uma anuidade é uma série de pagamentos em dinheiro, constantes em valor e efectuados ao longo de um período de tempo. Uma anuidade pode ser um investimento como, por exemplo, um plano de poupanças mensal ou um empréstimo como uma hipoteca de uma casa.

Rate calcula a taxa de juro numa anuidade de forma iterativa. Começando pelo valor de startingGuess, repete o cálculo até que o resultado seja exacto até 0,00001 por cento. Caso não consiga determinar um resultado depois de 20 iterações, a função apresenta um erro.

Aplicam-se as seguintes regras:

As seguintes sugestões poderão ser úteis:

Sintaxe

rate( numberPayPeriods, eachPmt, presentValue, futureValue, whenDue, startingGuess )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo assume que pediu um empréstimo de $20.000 e que o está a pagar ao longo de 3 anos. Se os pagamentos forem de $653,26 por mês e os fizer no início de cada mês, que taxa de juro (APR) está a pagar? A resposta, .115 ou 11,5%, é atribuída à variável InterestRate. Tenha em conta o facto de que o valor de retorno de Rate deverá ser multiplicado por 12 de forma a que tenha uma taxa de retorno anual de:

InterestRate = Finance.rate(3*12, -653.26, 20000, 0, 1, .1) * 12  

Ver também:

Função Finance.fv

Função Finance.ipmt

Função Finance.nper

Função Finance.pmt

Função Finance.ppmt

Função Finance.pv

Finance.sln

Esta função devolve a depreciação em linha recta de um activo para um período individual. A depreciação em linha recta é o método mais antigo e mais simples de depreciar um activo fixo. Utiliza o valor contabilístico do activo menos o valor residual estimado e atribui a diferença equitativamente a cada período da vida do activo. Tais procedimentos são utilizados para atingir uma despesa de depreciação anual uniforme cobrada relativamente aos rendimentos antes de serem calculados os impostos sobre estes. Todos os argumentos deverão ser números positivos.

Sintaxe

sln( initialCost, salvageValue, assetLifespan )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo calcula a depreciação sob o método de linha recta para uma nova máquina adquirida por $1400, com um valor residual de $200 e uma vida útil estimada de 10 anos. O resultado, $120 por ano, é atribuído a AnnualDeprec:

AnnualDeprec = Finance.sln(1400, 200, 10)  

Ver também:

Função Finance.ddb

Função Finance.syd

Finance.syd

Esta função devolve a depreciação de dígitos da soma de anos (SYD) de um activo para um período especificado. Dígitos da soma de anos é um método acelerado de depreciação que resulta em maiores taxas de depreciação e maiores poupanças nos impostos nos primeiros anos da vida útil de um activo fixo proporcionadas pelo método de depreciação de linha recta (SLN - Straight-line Depreciation Method), onde as taxas são sempre uniformes.

A função baseia a depreciação numa escala invertida do total de dígitos para os anos de vida útil. Por exemplo, se a vida útil do activo for 4 anos, os dígitos 4, 3, 2 1 são adicionados em conjunto de forma a produzir 10. SYD durante o primeiro ano que, em seguida, se torna quatro décimos do custo de depreciação do activo, ou o custo menos o valor residual. A taxa para o segundo ano torna-se três décimos, e assim sucessivamente.

Aplicam-se as seguintes regras:

Sintaxe

syd( initialCost, salvageValue, assetLifespan, singlePeriod )

Argumentos

Exemplo

O seguinte exemplo calcula a depreciação para o primeiro ano sob o método de dígitos da soma de anos para uma nova máquina adquirida por $1400, com um valor residual de $200 e uma vida útil estimada de 10 anos. O resultado, $218,18, é atribuído a Year1Deprec.

Year1Deprec = Finance.syd(1400, 200, 10, 1)  

Tenha em conta o facto de que:

O seguinte exemplo calcula a depreciação do mesmo activo para o segundo ano da sua vida útil. O resultado, $196,36, é atribuído a Year2Deprec.

Year2Deprec = Finance.syd(1400, 200, 10, 2)  

Tenha em conta o facto de que:

Ver também:

Função Finance.ddb

Função Finance.sln


(c)
Copyright Actuate Corporation 2006

Tópico
anteriorTópico
seguinte