Tópico
anteriorTópico
seguinte


Como criar uma consulta SQL para um conjunto de dados JDBC

  1. Em Editar conjunto de dados, seleccione Consulta. Por predefinição, Itens disponíveis apresenta todos os esquemas existentes na origem de dados. É possível utilizar as opções de filtro para especificar quais os esquemas ou objectos a apresentar.
  2. Para visualizar as tabelas num esquema, expanda o esquema, tal como indicado na Figura 3-5.
  3. Figura 3-5 Visualizar um esquema
    • Se pretende apresentar apenas vistas na origem de dados JDBC, seleccione a opção de visualizar por tipo e seleccione Aplicar filtro. Caso pretenda visualizar todas as tabelas, vistas e procedimentos armazenados, seleccione Tudo e, em seguida, Aplicar filtro.
    • Se a origem de dados possuir um grande número de objectos, é possível limitar o número de nomes de objectos devolvidos ao introduzir uma ou mais letras no campo Filtro e seleccionando Aplicar filtro. Itens disponíveis apresenta os objectos cujos nomes começam pela(s) mesma(s) letra(s) introduzida(s). É possível utilizar caracteres de filtro SQL para a base de dados que está a utilizar. Por exemplo, em algumas bases de dados, um sublinhado (_) corresponde a qualquer carácter individual e o sinal de percentagem (%) corresponde a qualquer sequência dos caracteres.
    • Se a base de dados suportar esquemas, estará disponível uma lista de selecção de Esquema. Seleccione um esquema para apresentar apenas objectos do mesmo.
  4. Para apresentar as colunas numa tabela ou visualização, faça clique no sinal de adição (+) junto ao nome da vista ou de uma tabela. Faça clique no sinal de adição junto a um procedimento armazenado para visualizar os respectivos parâmetros de entrada ou saída.
  5. Na área de texto, introduza uma instrução SQL que indique quais os dados a obter da origem de dados JDBC. É ainda possível arrastar tabelas, vistas e colunas de Itens disponíveis para a área de texto de forma a inserir os respectivos nomes na instrução SQL no ponto de inserção, tal como indicado na Figura 3-6.
  6. Em algumas bases de dados, se um nome de coluna ou de tabela contém espaços ou palavras reservadas para SQL, deverá incluir o nome entre aspas (" "). Se arrastar e largar tabelas e colunas, e caso estes itens necessitem de ser incluídos entre aspas, seleccione a opção Utilizar citação de identificadores. Quando esta opção está seleccionada, o editor de conjunto de dados insere as aspas em redor do nome de uma coluna ou tabela quando uma destas é arrastada até à área de texto.

    Figura 3-6 Adicionar uma tabela a uma consulta SQL
  7. Seleccione OK para guardar o conjunto de dados.

(c)
Copyright Actuate Corporation 2006

Tópico
anteriorTópico
seguinte