![]() ![]() |
Para um gráfico são utilizadas as mesmas origens de dados que para outros elementos de relatórios. O estabelecimento de ligações com origens de dados e a criação de conjuntos de dados são tópicos a que é feita referência anteriormente neste livro.
A forma como são devolvidos e ordenados os dados dos gráficos é difere frequentemente da forma como os dados são utilizados em qualquer outra função do BIRT. Uma grande diferença reside no conjunto de dados criado para o gráfico. Os gráficos não agregam dados. Para utilizar totais num gráfico, deverá criar um conjunto de dados que devolva todas as informações. Foi por esta razão que foram fornecidas indicações como executar este procedimento no guia de iniciação apresentado anteriormente neste livro.
Outra diferença reside na forma como é possível manipular dados de gráficos de forma a torná-los mais eficazes ou visualmente apelativos. São facultadas expressões que organizam os dados em elementos visuais como, por exemplo, barras ou linhas. Depois de pré-visualizar o gráfico, poderá entender que necessita de dados adicionais ou diferentes para completar o significado do mesmo ou torná-lo mais claro. Por exemplo, é possível agrupar valores de dados ou utilizar as definições dos eixos dos gráficos para modificar o intervalo, a escala ou a formatação dos dados apresentados pelo gráfico.
![]() ![]() |