Tópico
anteriorTópico
seguinte


Guia de iniciação 2: Agrupar dados de relatório

Este guia de iniciação faculta instruções sobre como agrupar dados de clientes de acordo com o limite de crédito. Começa por utilizar o relatório criado no Guia de iniciação 1: "Criar um relatório de lista simples." No primeiro guia de iniciação foi criado um relatório simples a indicar os clientes por ordem alfabética. Neste relatório, os clientes são organizados de grupos com um limite de crédito de $50,000.00 como, por exemplo, 0-49999, 50000-99999, 100000-149999, e assim sucessivamente.

Antes de iniciar este guia de iniciação, deverá concluir o primeiro guia de iniciação.

Neste guia de iniciação, são executadas as seguintes tarefas:

Tarefa 1: Abrir a concepção de relatórios

No primeiro guia de iniciação foi criado Customers.rptdesign numa pasta de projectos denominada My Reports. Abra Customers.rptdesign utilizando um dos seguintes procedimentos:

O ficheiro abre o editor de esquemas, tal como indicado na Figura 8-1.

Figura 8-1 Concepção de relatórios de clientes no editor de esquema

Tarefa 2: Guardar o relatório como um novo ficheiro

Em lugar de editar directamente o relatório criado no primeiro guia de iniciação, guarde Customers.rptdesign como um novo ficheiro.

  1. Seleccione Ficheiro->Guardar como. Guardar como apresenta o nome e a localização actuais do ficheiro.
  2. Em Nome do ficheiro, altere Customers.rptdesign para Customers_grouped.rptdesign e, em seguida, seleccione Terminar. O Desenhador de relatórios BIRT faz uma cópia de Customers.rptdesign. O novo ficheiro é apresentado no editor de esquemas.

Tarefa 3: Adicionar o limite de crédito de campo ao conjunto de dados

Para que o relatório apresente os dados respeitantes ao limite de crédito, deverá adicionar o campo CREDITLIMIT ao conjunto de dados.

  1. Seleccione Explorador de dados.
  2. Expanda Conjuntos de dados e, em seguida, faça duplo clique em Clientes. Editar conjunto de dados apresenta a consulta SQL para o conjunto de dados Clientes.
  3. Adicione uma vírgula (,) depois do número de telefone.
  4. Na linha seguinte, adicione o seguinte texto:
  5. creditLimit 
    
    A consulta modificada deverá ter um aspecto semelhante à indicada na Figura 8-2.

    Figura 8-2 Consulta com o campo creditLimit adicionado
  6. Seleccione Pré-visualizar resultados para verificar se a consulta devolve linhas com informações de limite de crédito.
  7. Seleccione OK para guardar o conjunto de dados.

Tarefa 4: Adicionar o limite de crédito de dados ao relatório

Neste procedimento, o campo de limite de crédito é introduzido na tabela existente.

  1. No editor de esquemas, seleccione a tabela. São apresentadas células de orientação na parte superior e na parte esquerda da tabela.
  2. Faça clique com o botão direito do rato na célula de orientação sobre a primeira coluna e, em seguida, seleccione Inserir->Coluna à esquerda, tal como indicado na Figura 8-3.
  3. Figura 8-3 Introduzir uma coluna à esquerda de uma coluna já existente
    É apresentada uma nova coluna.
  4. No Explorador de dados, expanda Conjuntos de dados e, em seguida, expanda Clientes. O conjunto de dados Clientes apresenta os campos especificados na consulta.
  5. Arraste o campo CREDITLIMIT a partir do Explorador de dados e arraste-o até à célula da linha de detalhes junto a [CUSTOMERNAME].
  6. O Desenhador de relatórios BIRT cria uma coluna designada, que está associada ao campo do conjunto de dados. Seleccionar associação de dados apresenta esta associação de colunas.
  7. Seleccione OK para aceitar a associação de colunas predefinida.
  8. No editor de esquemas, a tabela apresenta o campo adicionado. Apresenta ainda o elemento de etiqueta que o editor de esquemas adicionou automaticamente à linha do cabeçalho. Esta etiqueta actua como o título da coluna e apresenta o nome do campo como texto estático. O relatório deverá ter um aspecto semelhante ao indicado na Figura 8-4.

    Figura 8-4 Resultado da adição do campo de limite de crédito ao editor de esquemas
  9. Edite a etiqueta CREDITLIMIT de forma a que seja apresentada como Limite de crédito.
  10. Pré-visualize o relatório. O relatório deverá ter um aspecto semelhante ao indicado na Figura 8-5.
  11. Figura 8-5 Pré-visualização do relatório, apresentando o resultado da adição do limite de crédito
    Alguns clientes possuem um limite de crédito de 0. Estes são novos clientes cuja linha de crédito ainda não foi aprovada.

Tarefa 5: Dados de grupo de clientes por limite de crédito

O relatório está actualmente ordenado alfabeticamente de acordo com o nome do cliente. Tenha em conta que, no primeiro guia de iniciação, especificou que as linhas existentes na tabela fossem ordenadas de acordo com o nome do cliente. Neste procedimento, os dados são agrupados de acordo com o limite de crédito em intervalos de 50.000. Ao agrupar dados, o BIRT ordena as linhas em grupos e, em seguida, dentro de cada grupo, assumindo que é especificada uma condição de ordenação ao nível da tabela. Como poderá verificar depois de concluir esta tarefa, as linhas de dados existentes em cada grupo de limite de crédito, serão ordenadas de acordo com o nome do cliente.

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Faça clique com o botão direito do rato na tabela e seleccione Inserir grupo->Acima. Novo grupo, apresentado na Figura 8-6, indica as propriedades de grupo que pode definir.
  3. Figura 8-6 Novo grupo
  4. Execute estes passos para especificar o agrupamento de acordo com o limite de crédito em intervalos de 50000:
    1. Em Nome, introduza o seguinte texto:
    2. credit_group 
      
    3. Para Grupo em, seleccione CREDITLIMIT a partir da lista de selecção.
    4. Para Intervalo, seleccione Intervalo a partir da lista de selecção.
    5. Para Âmbito, introduza 50000.
    6. Utilize os valores predefinidos para as restantes opções.
    7. Seleccione OK.
    A tabela existente na concepção de relatório apresenta uma linha de cabeçalho de grupo e uma linha de pé-de-página de grupo, tal como indicado na Figura 8-7. Apresenta ainda o elemento de dados que o editor de esquemas adicionou automaticamente à linha do cabeçalho de grupo. Este elemento de dados actua como título do grupo e, no relatório criado, apresenta o primeiro valor de limite de crédito de cada grupo.

    Figura 8-7 Linha de cabeçalho de grupo e linha de pé-de-página de grupo numa concepção de relatório
  5. Seleccione o elemento de dados [CREDITLIMIT] apresentado na linha do cabeçalho de grupo. Não seleccione o elemento de dados [CREDITLIMIT] apresentado na linha de detalhes.
  6. No Editor de propriedades, seleccione Geral e, em seguida, seleccione B para formatar o título do grupo como texto em negrito.
  7. Pré-visualize o relatório. Desloque o relatório para baixo para visualizar todos os dados. Tal como a Figura 8-8 apresenta, o relatório organiza os dados em quatro grupos de limite de crédito. No início de cada grupo, são visíveis em negrito os seguintes números: 0, 61100, 113000, 227600. Estes números correspondem ao primeiro valor de limite de crédito de cada grupo. Em cada um dos grupos, os clientes são ordenados por ordem alfabética.
  8. Figura 8-8 Pré-visualização do relatório, apresentando um dos quatro grupos de limite de crédito

Tarefa 6: Apresentar escalões de limite de crédito no cabeçalho do grupo

Em lugar de apresentar o primeiro valor de cada grupo no cabeçalho do grupo, torna-se mais simples navegar no relatório caso este apresente o intervalo do limite de crédito como, por exemplo:

0 - 49999 
50000 - 99999 
100000 - 149999 

Este procedimento indica como escrever uma expressão JavaScript de forma a que apresente estes intervalos de limite de crédito. O procedimento demonstra também como criar uma associação de colunas com a qual se poderá associar a expressão JavaScript.

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Seleccione a tabela e, em seguida, seleccione Associação no Editor de propriedades.
  3. Criar uma nova associação de colunas:
    1. Seleccione Adicionar.
    2. No Construtor de expressões, introduza a seguinte expressão:
    3. for(i=50000; i<300000; i+=50000){ 
      if( row["CREDITLIMIT"] < i ){ 
        rangeStart = i-50000; 
        rangeEnd = i-1; 
        break; 
      } 
      } 
      displayString=rangeStart + " - " + rangeEnd; 
      
    4. Seleccione OK. A nova associação de colunas é apresentada na página de associação do Editor de propriedades com o nome da coluna realçado.
    5. Substitua o nome Nova associação pelo seguinte nome:
    6. CREDIT_GROUP_HEADER 
      
  4. Actualize o elemento de dados CREDITLIMIT no cabeçalho do grupo para utilizar a nova associação de colunas fazendo duplo clique no elemento de dados, seleccionando CREDIT_GROUP_HEADER e, em seguida, seleccionando OK.
  5. Pré-visualize o relatório. Os cabeçalhos dos grupos apresentam os intervalos dos limites de crédito. A Figura 8-9 apresenta o cabeçalho do grupo 50000 - 99999.
  6. Figura 8-9 Pré-visualização do relatório, apresentando intervalos de limite de crédito

Tarefa 7: Apresentar informações agregadas

Um dos benefícios do agrupamento de dados é que se torna possível adicionar informações resumidas ou agregadas no início ou no final de cada grupo. Neste procedimento, são executadas as seguintes tarefas:

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Apresentar o número de clientes em cada grupo:
    1. Arraste um elemento de dados da paleta até à primeira célula da linha do pé-de-página do grupo. Os elementos existentes no pé-de-página do grupo são apresentados no final de cada grupo.
    2. Em Seleccionar associação de dados, crie uma nova associação de colunas:
      1. Numa nova linha, em Nome, introduza o seguinte texto:
      2. GROUP_CUSTOMER_COUNT 
        
      3. Utilize o tipo de dados predefinido, Qualquer.
      4. Em Expressão, introduza a seguinte expressão agregada:
      5. "Customers: " + Total.count() 
        
        Total.count( ) devolve o número de linhas.
      6. Utilize o valor Agregar em predefinido, credit_group. Este valor indica que a função Total.count( ) devolve o número de linhas existentes em cada grupo de limite de crédito.
      7. Seleccione a associação de colunas criada e seleccione OK. O elemento de dados utiliza a associação de colunas seleccionada.
    3. Pré-visualize o relatório. O relatório apresenta o número de clientes no final de cada grupo, tal como indicado na Figura 8-10.
    4. Figura 8-10 Pré-visualização do relatório, apresentando uma contagem para cada grupo
  3. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  4. Apresentar o número total de clientes:
    1. Seleccione a tabela.
    2. São apresentadas células de orientação na parte superior e na parte esquerda da tabela.
    3. Faça clique com o botão direito do rato na célula de orientação à esquerda da primeira linha, Tabela - Cabeçalho e, em seguida, Inserir->Linha->Acima.
    4. É apresentada uma nova linha do cabeçalho da coluna sobre a linha que apresenta os títulos das colunas. Esta é apresentada a cores, dado que herda as propriedades da linha que se segue.
    5. Seleccione uma nova linha e, no Editor de propriedades, altere a cor do segundo plano para branco.
    6. Arraste um elemento de dados da paleta até à primeira célula da nova linha do cabeçalho da tabela. Os elementos existentes no cabeçalho da tabela são apresentados no início da secção.
    7. Em Seleccionar associação de dados, crie uma nova associação de colunas:
      1. Numa nova linha, em Nome, introduza o seguinte texto:
      2. TOTAL_CUSTOMER_COUNT 
        
      3. Utilize o tipo de dados predefinido, Qualquer.
      4. Em Expressão, introduza a seguinte expressão agregada:
      5. "Number of customers: " + Total.count() 
        
      6. Utilize o valor Agregar em predefinido, ALL. Este valor indica que a função Total.count( ) devolve o número de linhas existentes em toda a tabela.
      7. Seleccione a associação de colunas criada e seleccione OK. O elemento de dados utiliza a associação de colunas seleccionada.
    A concepção de relatórios deverá ter um aspecto semelhante ao indicado na Figura 8-11.

    Figura 8-11 Concepção do relatório, apresentando a contagem total dos clientes
  5. Pré-visualize o relatório. O relatório apresenta o número de clientes no início da tabela, tal como indicado na Figura 8-12.
  6. Figura 8-12 Pré-visualização do relatório, apresentando o número total de clientes

Tarefa 8: Formatar o relatório

Agora que o relatório apresenta os dados correctos, pode concentrar-se em melhorar o aspecto do relatório. Na seguinte secção são executadas as seguintes tarefas:

Remover dados de limite de crédito das linhas de detalhe

Para verificar se os dados são apresentados nos grupos de limite de crédito correctos, é útil apresentar o limite de crédito de cada cliente. Agora que os dados foram verificados, é possível eliminar do relatório toda a informação sobre o limite de crédito individual.

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Elimine o elemento de dados [CREDITLIMIT] da linha de detalhes.
  3. Pré-visualize o relatório. Este deverá ter um aspecto semelhante ao indicado na Figura 8-13.
  4. Figura 8-13 Pré-visualização do relatório, dados sem limite de crédito para cada linha

Apresentar cabeçalhos de grupo na primeira linha de cada grupo

Os títulos dos grupos de limite de crédito são apresentados nas suas próprias linhas sobre as linhas de detalhes de cada grupo. Neste procedimento, os títulos dos grupos são arrastados para que sejam apresentados na primeira linha de detalhes.

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Seleccione a célula que contém o título do grupo, tal como indicado na Figura 8-14. Certifique-se de que selecciona a célula e não o elemento de dados existente na mesma.
  3. Figura 8-14 Célula do título do grupo seleccionada
  4. Em Propriedades gerais do Editor de propriedades, defina Largar para Detalhe. Na concepção de relatório, o título do grupo continua a ser apresentado sobre a linha de detalhes visto que, tecnicamente, o elemento continua presente na linha do cabeçalho do grupo.
  5. Em Propriedades de preenchimento do Editor de propriedades, defina Preenchimento--Limite superior para 12 pontos. Esta definição alinha os títulos dos grupos de forma mais precisa em relação aos dados das linhas de detalhes. Tenha em conta o facto de que, no primeiro guia de iniciação, foi adicionado um preenchimento de 12 pontos ao topo das células da linha de detalhes.
  6. Pré-visualize o relatório. Os títulos dos grupos são apresentados na primeira linha de cada grupo, tal como indicado na Figura 8-15.
  7. Figura 8-15 Pré-visualização do relatório, apresentando títulos de grupos desactivados

Separar cada grupo com uma linha

O desenho de uma linha a separar os grupos facilita a visualização dos grupos de dados.

  1. Seleccione Esquema para regressar ao editor de esquemas.
  2. Seleccione todas as células existentes na linha do pé-de-página do grupo. Para seleccionar múltiplas células, utilize a combinação Shift-clique.
  3. Seleccione Contorno no Editor de propriedades e, em seguida, defina as propriedades do contorno:
    • Em Estilo defina uma linha sólida.
    • Seleccione o botão que apresenta o contorno inferior.
  4. Adicione mais espaço entre a linha e o texto acima desta. Com as células seleccionadas, seleccione as propriedades do Preenchimento no Editor de propriedades e defina Inferior para 6.0 pontos.
  5. Pré-visualize o relatório. É apresentada uma linha no final de cada grupo, tal como indicado na Figura 8-16.
  6. Figura 8-16 Pré-visualização do relatório, apresentando uma linha entre os grupos

Tarefa 9: Pré-visualizar o relatório no visualizador de relatórios BIRT

Até agora, o resultado do relatório tem sido verificado no modo de pré-visualização do Desenhador de relatórios BIRT. Desta vez, utilizará o visualizador de relatórios para ver qual o aspecto do relatório quando é implementado. O visualizador de relatórios faculta funcionalidades adicionais, incluindo a capacidade de navegar até secções específicas de um relatório utilizando um índice. Ao criar grupos num relatório, o BIRT cria automaticamente um índice utilizando os valores de grupo para indicar a hierarquia do relatório.

  1. Seleccione Ficheiro->Ver o relatório no visualizador Web.
  2. O relatório é apresentado no visualizador de relatórios.

  3. Seleccione o botão do índice, o botão colocado à esquerda na parte superior da janela, para apresentar o índice.
  4. O índice apresenta o primeiro valor em cada um dos quatro grupos de limite de crédito. Ao seleccionar um valor, o relatório apresenta a secção correspondente do relatório. Caso seleccione 61100, por exemplo, o relatório apresenta as linhas de clientes existentes no intervalo do limite de crédito 50000 - 99999, tal como indicado na Figura 8-17.

    Figura 8-17 Seleccione um valor existente no índice para visualizar os dados correspondentes

Tarefa 10: Apresentar escalões de limite de crédito no índice

Em lugar de apresentar o primeiro valor de cada grupo de limite de crédito, faz mais sentido utilizar o índice caso este apresente os mesmos valores de intervalo do limite de crédito que o relatório. Esta tarefa é executada utilizando a mesma expressão JavaScript que aquela utilizada anteriormente para apresentar os intervalos do limite de crédito (0 - 49999, 50000 - 99999, e assim sucessivamente) no cabeçalho do grupo.

  1. Regresse ao Desenhador de relatórios BIRT.
  2. No editor de esquemas, seleccione a tabela e, em seguida, seleccione o separador Grupos no Editor de propriedades.
  3. Faça duplo clique em credit_group na lista de grupos.
  4. Editar grupo apresenta as propriedades do grupo. A Expressão de artigo de TOC está definida, por predefinição, para o campo de agrupamento row["CREDITLIMIT"].
  5. Seleccione o botão de elipse (...) e. no Construtor de expressões, substitua a expressão row["CREDITLIMIT"] pela seguinte expressão. Esta é a mesma expressão de associação de colunas que a utilizada pelo elemento de dados do cabeçalho do grupo. Em lugar de introduzir novamente a expressão, é possível copiá-la a partir do elemento de dados e colá-la nesta localização.
  6. for(i=50000; i<300000; i+=50000){ 
    if( row["CREDITLIMIT"] < i ){ 
      rangeStart = i-50000; 
      rangeEnd = i-1; 
      break; 
    } 
    } 
    displayString=rangeStart + " - " + rangeEnd; 
    
  7. Seleccione OK.
  8. Pré-visualize o relatório no visualizador de relatórios para verificar a alteração ao índice.
  9. O índice apresenta os intervalos do limite de crédito, tal como indicado na Figura 8-18.

    Figura 8-18 Índice actualizado


(c)
Copyright Actuate Corporation 2006

Tópico
anteriorTópico
seguinte