Tópico
anteriorTópico
seguinte


Classe DateTimeSpan

A classe DateTimeSpan estática faculta funções para determinar a quantidade de tempo entre duas datas ou horas, bem como para adicionar ou subtrair intervalos de tempo. Faculta um conjunto de funções para trabalhar com a diferença entre as duas datas. Visto que os intervalos de datas são simplesmente números, a aplicação pode pode aplicar a matemática normal nos mesmos: multiplicação, divisão, adição, subtracção, e assim sucessivamente. Esta classe é estática. A aplicação não pode criar ocorrências da classe.

DateTimeSpan.addDate

Esta função devolve uma nova data que é o resultado da soma do número de anos, meses e dias à data inicial. Os meses podem ser mais do que 12 e os dias podem ser mais do que o número de dias existentes num mês. O efeito real é como se existissem três operações diferentes. Adicione os anos primeiro. Em seguida, utilizando a data resultante, adicione os meses. Em seguida, utilizando a data resultante, adicione os dias.

Ao adicionar um mês, a data resultante poderá não ser válida. Por exemplo, a adição de um mês a 31 de Janeiro originaria a data 31 de Fevereiro não válida. A função ajusta a data de forma a que esta seja válida. Neste caso, se o ano não for bissexto, Fevereiro tem 28 dias e a data resultante seria 3 de Março.

Quaisquer argumentos de anos, meses ou dias podem ser nulos ou indefinidos. Caso tal aconteça, o valor é encarado como se fosse zero.

Quaisquer argumentos de anos, meses ou dias podem ser negativos. Neste caso, é como se a unidade em questão tivesse sido subtraída à data base.

Sintaxe

DateTimeSpan.addDate( startDate, years, months, days )

Argumentos

Devoluções

Uma data que resulta da adição de anos, meses e dias à data inicial.

Exemplo

var startDate = date.parse( "2004-12-31" ); 
var endDate; 
endDate = DateTimeSpan( startDate, 1, 0, 0 ); // returns 2005-12-31 
endDate = DateTimeSpan( startDate, 0, 1, 0 ); // returns 2005-1-31 
endDate = DateTimeSpan( startDate, 0, 0, 1 ); // returns 2005-1-1 
endDate = DateTimeSpan( startDate, 1, 1, 1 ); // returns 2005-3-4 

Ver também:

Função DateTimeSpan.addTime

Função DateTimeSpan.subDate

DateTimeSpan.addTime

Esta função devolve uma nova data que é o resultado da soma do número de horas, minutos e segundos à data inicial. As horas podem ser mais do que 24 e os minutos e segundos podem ser mais do que 60. O efeito real é como se existissem três operações diferentes: em primeiro lugar, adicione as horas. Em seguida, utilizando a data resultante, adicione os minutos. Em seguida, utilizando a data resultante, adicione os segundos.

Quaisquer argumentos de horas, minutos e segundos podem ser nulos ou indefinidos. Caso tal aconteça, o valor é encarado como se fosse zero.

Quaisquer argumentos de horas, minutos e segundos podem ser negativos. Neste caso, é como se a unidade em questão tivesse sido subtraída à data base.

Sintaxe

DateTimeSpan.addTime( startDate, hours, minutes, seconds )

Argumentos

Devoluções

Uma data que resulta da adição de horas, minutos e segundos à data inicial.

Ver também:

Função DateTimeSpan.addDate

Função DateTimeSpan.subTime

DateTimeSpan.days

Devolve o número de dias entre duas datas. Um dia é definido como uma alteração ao calendário. Assim, das 23:59:59 de 27 de Fevereiro até à meia-noite de 28 de Fevereiro é um dia, tal como da meia-noite de 27 de Fevereiro até às 23:59:59 de 28 de Fevereiro.

Sintaxe

DateTimeSpan.days( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

Devolve o número de dias entre duas datas.

DateTimeSpan.hours

Esta função devolve o número de horas inteiras entre duas horas. Uma hora inteira é definida como um intervalo entre um dado minuto de uma hora até ao mesmo minuto da hora seguinte. Por exemplo, da 1:23:00 até às 2:23:00 é uma hora, enquanto que da 1:23:00 até às 2:22:59 são zero horas inteiras.

Sintaxe

DateTimeSpan.hours( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

O número de horas inteiras entre duas datas.

DateTimeSpan.minutes

Esta função devolve o número de minutos inteiros entre duas horas. Um minuto inteiro é definido como um intervalo entre um dado segundo de um minuto até ao mesmo segundo do minuto seguinte. Por exemplo, da 1:23:00 até às 1:24:00 é um minuto, enquanto que da 1:23:00 até às 1:22:59 são zero minutos inteiros.

Sintaxe

DateTimeSpan.minutes( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

O número de minutos inteiros entre duas datas.

DateTimeSpan.months

Esta função devolve o número de meses inteiros entre duas datas. Um mês inteiro é definido como o intervalo de tempo de um dia de um mês até ao mesmo dia do mês seguinte. Por exemplo, de 28 de Fevereiro até 28 de Março é um mês, enquanto que de 28 de Fevereiro a 26 de Março são zero meses inteiros.

Sintaxe

DateTimeSpan.months( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

Devolve o número de meses inteiros entre duas datas

DateTimeSpan.seconds

Esta função devolve o número de segundos entre duas horas.

Sintaxe

DateTimeSpan.seconds( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

O número de minutos inteiros entre duas datas.

DateTimeSpan.subDate

Esta função devolve uma nova data que é a subtracção do número de anos, meses e dias à data inicial. Os meses podem ser mais do que 12 e os dias podem ser mais do que o número de dias existentes num mês. O efeito real é como se existissem três operações diferentes. Em primeiro lugar, subtraia os anos. Em seguida, utilizando a data resultante, subtraia os meses. Em seguida, utilizando a data resultante, subtraia os dias.

Ao subtrair um mês, a data resultante poderá não ser válida. Por exemplo, a subtracção de um mês a 30 de Março originaria a data 30 de Fevereiro não válida. A função ajusta a data de forma a que seja válida, ajustando a data de acordo com o último dia válido do mês. Neste caso, se o ano não for bissexto, a data seria ajustada para 28 de Fevereiro.

Quaisquer argumentos de anos, meses ou dias podem ser nulos ou indefinidos. Caso tal aconteça, o valor é encarado como se fosse zero.

Quaisquer argumentos de anos, meses ou dias podem ser negativos. Neste caso, é como se a unidade em questão tivesse sido adicionada à data base.

Sintaxe

DateTimeSpan.subDate( startDate, years, months, days )

Argumentos

Devoluções

Uma data que resulta da subtracção de anos, meses e dias à data inicial.

Ver também:

Função DateTimeSpan.addDate

Função DateTimeSpan.subTime

DateTimeSpan.subTime

Esta função devolve uma nova data que é o resultado da subtracção do número de horas, minutos e segundos à data inicial. As horas podem ser mais do que 24 e os minutos e segundos podem ser mais do que 60. O efeito real é como se existissem três operações diferentes. Em primeiro lugar, subtraia as horas. Em seguida, utilizando a data resultante, subtraia os minutos. Em seguida, utilizando a data resultante, subtraia os segundos.

Quaisquer argumentos de horas, minutos e segundos podem ser nulos ou indefinidos. Caso tal aconteça, o valor é encarado como se fosse zero.

Quaisquer argumentos de horas, minutos e segundos podem ser negativos. Neste caso, é como se a unidade em questão tivesse sido adicionada à data base.

Sintaxe

DateTimeSpan.subTime( startDate, hours, minutes, seconds )

Argumentos

Devoluções

Uma data que resulta da subtracção de horas, minutos e segundos à data inicial.

Ver também:

Função DateTimeSpan.addTime

Função DateTimeSpan.subDate

DateTimeSpan.years

Esta função calcula o número de meses inteiros entre as duas datas. Um ano inteiro é definido como o tempo decorrido entre um dado mês, dia e hora de um ano e o mesmo mês, dia e hora do ano seguinte. Devido aos anos bissextos, um ano inteiro poderá ter 365 ou 366 dias.

Caso algum argumento não seja uma data, é apresentada uma excepção. Caso algum argumento seja nulo, o resultado é também nulo.

Sintaxe

DateTimeSpan.years( startDate, endDate )

Argumentos

Devoluções

O número de anos completos entre as duas datas.


(c)
Copyright Actuate Corporation 2006

Tópico
anteriorTópico
seguinte