![]() ![]() |
Esta secção faculta uma descrição geral do ambiente e processo de concepção de relatórios. O capítulo inclui ainda procedimentos passo a passo para facilitar a criação do seu primeiro relatório.
A concepção de um relatório envolve as seguintes tarefas. Não é necessário executar todas as tarefas de acordo com a ordem aqui apresentada, mas se não possuir qualquer experiência de utilização do Desenhador de relatórios BIRT, ou se estiver a aprender a conceber relatórios, é possível utilizar esta lista de tarefas como ponto de partida.
Para quem não possui qualquer experiência na criação de relatórios, é importante compreender que o processo de criação de um relatório é mais iterativo do que linear. Normalmente, cada tarefa é executada múltiplas vezes e por diferentes ordens. É possível especificar os dados a utilizar, esquematizar dados, pré-visualizar o relatório e, em seguida, modificar o conjunto de dados, alterar o esquema, pré-visualizar novamente o relatório, e assim sucessivamente até que esteja satisfeito com o conteúdo e aspecto do relatório.
![]() ![]() |