Utilizando uma Versão Diferente de Ant

A plataforma Eclipse fornece Ant 1.4.1 como uma biblioteca de plug-in. Ao executar um script Ant no Workbench, a versão 1.4.1 é utilizada por padrão. É possível utilizar as diferentes versões, embora elas não sejam suportadas. Há pelo menos duas maneiras de utilizar uma versão diferente de Ant:

Alterando o classpath Ant:
Quando Ant executa um script, ele procura as classes necessárias no classpath Ant. O classpath Ant consiste em plug-ins que contribuem para novas tarefas, tipos ou bibliotecas, além do classpath definido nas preferências de ferramentas externas. Para acessar as preferências, clique em Janela > Preferências > Ferramentas Externas > Ant. Os dois JARs relacionados ao Ant 1.4.1 são ant.jar e jakarta-ant-1.4.1-optional.jar. Remova esses JARs e inclua aqueles da versão Ant desejada.

Após alterar o classpath Ant, todas as construções Ant futuras utilizarão a versão atualizada em vez da padrão. Para restaurar o classpath Ant para seu estado original, selecione o botão Restaurar Padrões na página propriedades.

Utilizando Ant como uma ferramenta externa:
Ao alterar o classpath Ant que não é uma opção ou se você apenas desejar testar uma versão mais recente ou versão beta de Ant, utilizá-la como uma ferramenta externa pode ser uma solução melhor. Geralmente, quando ela é executada no Workbench, o próprio script Ant é considerado ser uma ferramenta externa, mas essa não é a única maneira. Para instalar uma distribuição binária de Ant como uma ferramenta externa (Nota: Estas etapas são para o Windows, mas métodos semelhantes podem ser utilizados para outros sistemas operacionais):
  1. Faça download e instale a versão binária de Ant a partir do endereço http://jakarta.apache.org/ant .
  2. Clique em Executar > Ferramentas Externas > Configurar.
  3. Clique em Novo.
  4. Digite um nome para sua ferramenta externa (por exemplo, Ant Externo).
  5. Clique em Procurar Sistema de Arquivos.
  6. Localize e selecione um arquivo chamado ant.bat (ele deve estar na pasta bin de sua instalação Ant).
  7. No campo Argumentos de Ferramenta, digite os argumentos de seu scrip, que, normalmente, digitaria para executar o script fora do Workbench.
  8. No campo Diretório de Trabalho, digite o diretório de seu script.
  9. Clique em OK para sair do assistente.
  10. Para executar o script, clique em Executar > Ferramentas Externas > Ant Externo.

Quando você executar o Ant como uma ferramenta externa, nenhuma das tarefas ou tipos contribuídos pelo Eclipse funcionará. Além disso, a preferência de classpath Ant não tem efeito na execução do script.

Conceitos relacionados
Suporte Ant
Ferramentas Externas

Tarefas Relacionadas
Executando arquivos de construção Ant
Executando Ferramentas Externas
Modificando o classpath Ant
Incluindo novas tarefas e tipos Ant

 
Copyright IBM Corporation e outros 2000, 2002