Para configurar o workbench do PDE, começamos assumindo que você está utilizando a perspectiva de workbench padrão. O PDE oferece uma perspectiva alternativa que organiza as exibições de forma diferente e define marcadores de outras exibições que você provavelmente precisará (Package Explorer, Hierarquia, Plug-ins). Para alterar a perspectiva, utilize Janela->Abrir Perspectiva->Outra... e escolha Desenvolvimento do Plug-in na lista oferecida.
Além da nova perspectiva, o PDE fornece três novas exibições.
A exibição Log de erro capturará erros internos cometidos pela plataforma ou pelo código. Isso é útil no tempo de execução, desde que seja adequado causar exceções durante o desenvolvimento. Como os erros são disparados, eles serão incluídos na exibição de registro e você pode examinar detalhes com um clique duplo sobre eles. É possível também limpar a exibição quando estiver terminado. As mesmas informações são armazenadas na localização .metadata da sua área de trabalho no arquivo .log, mas o Log de erro é muito mais conveniente. Observe que é sempre possível restaurar o conteúdo da exibição recarregando o arquivo .log. As entradas são ordenadas na ordem cronológica inversa (a última primeiro) e você pode ativar o diálogo Propriedades, para ver os detalhes da entrada.
Alguns erros podem ser hierárquicos, isto é, podem ser uma entrada geral de um problema complexo e várias entradas filho listando problemas individuais em detalhes.
A exibição Registro de Plug-in mostra uma exibição somente leitura do registro do plug-in da ocorrência na qual está em execução. Essa exibição pode ser útil na instância do workbench de tempo de execução para ver se o plug-in foi iniciado e quais artifacts do plug-in (extensões, pontos de extensão, bibliotecas etc.) são reconhecidos pela plataforma. As propriedades detalhadas dos objetos selecionados na exibição Registro são mostradas na exibição Propriedades.
O Registro não é mostrado por padrão na perspectiva PDE. Para exibir o registro, escolha Janela->Mostrar Exibição->Outra... e escolha "Registro de Plug-in" na categoria "Tempo de Execução do PDE" no diálogo Mostrar Exibição. Lembre-se, faça isso na instância lançada para teste, não na instância utilizada para desenvolvimento.