Editores

Vimos como os plug-ins podem contribuir com um editor ao workbench, mas ainda não vimos a implementação de um editor.

Não há padrão "típico" de implementação de um editor, porque os editores geralmente fornecem semântica específica do aplicativo.  Uma ferramenta que edita e gerencia um determinado tipo de recurso fornecerá um comportamento personalizado para manipular os dados representados pelo recurso.

Os editores são apresentados em várias formas e tamanhos.  Se o editor de um plug-in for baseado em texto, o editor poderá então utilizar o editor de texto padrão existente ou criar um editor de texto personalizado utilizando os recursos fornecidos no JFace.  Esta última abordagem é utilizada pelos editores do JDT (Ferramentas de desenvolvimento Java).  

Se um editor de plug-in não for baseado em texto, um editor personalizado deve então ser implementado pelo plug-in. Há várias abordagens para a construção de editores personalizados, todas dependem da aparência e do comportamento do editor.

Assim que o gabarito de implementação para o editor tiver sido determinado, a programação do comportamento do editor é muito parecida com a programação de um JFace ou de um aplicativo SWT independente.

Copyright IBM Corp. e outros 2000,2002.