A presença de um sistema de gerenciamento de repositório pode exigir tratamento especial para os arquivos. Por exemplo, alguns arquivos devem ser omitidos do controle de versão. Alguns provedores possuem tratamento especial para arquivos de texto vs. binários. O plug-in da equipe define os pontos de extensão que permitem que outros plug-ins forneçam informações sobre seus tipos de arquivos. Em todos os casos, o tratamento especial será deixado basicamente para o usuário por meio da página de Preferências. Essas extensões permitem que os plug-ins espalhem as preferências com valores apropriados para o plug-in.
Em muitos casos, pode ser desnecessário manter determinados arquivos sob controle do repositório. Por exemplo, recursos derivados de recursos existentes podem, com freqüência, ser omitidos do repositório. Por exemplo, arquivos fonte compilados (como arquivos ".class" Java) podem ser omitidos desde que seu arquivo fonte correspondente (".java") esteja no repositório. Além disso, pode ser inapropriado controlar a versão dos arquivos de metadados gerados pelos provedores do repositório. O ponto de extensão org.eclipse.team.core.ignore permite que os provedores declarem tipos de arquivos que devem ser ignorados para operações do provedor de repositório. Por exemplo, o cliente CVS declara o seguinte:
<extension point="org.eclipse.team.core.ignore"> <ignore pattern = ".#*" selected = "true"/> </extension>
A marcação simplesmente declara um nome de arquivo pattern que deve ser ignorado em um atributo selected que declara o valor de seleção padrão do tipo de arquivo no diálogo de preferências. Basicamente, fica a cargo do usuário decidir quais arquivos devem ser ignorados. O usuário pode selecionar, desmarcar, incluir ou excluir tipos de arquivos da lista padrão de arquivos ignorados.
Alguns repositórios implementam tratamento diferente para arquivos de texto vs. binários. A extensão org.eclipse.team.core.fileTypes permite que os plug-ins declarem tipos de arquivos como arquivos de texto ou binários. Por exemplo, as ferramentas Java declaram o seguinte:
<extension point="org.eclipse.team.core.fileTypes"> <fileTypes extension="java" type="text"/> <fileTypes extension="classpath" type="text"/> <fileTypes extension="properties" type="text"/> <fileTypes extension="class" type="binary"/> <fileTypes extension="jar" type="binary"/> <fileTypes extension="zip" type="binary"/> </extension>
A marcação permite que os plug-ins definam um tipo de arquivo pela extensão e atribuam um tipo texto ou binário. Como com os arquivos ignorados, fica a cargo do usuário gerenciar a lista de tipos de arquivos de texto e binários.