Um produto baseado no Eclipse é um programa independente construído com a plataforma Eclipse. Os produtos incluem todo o código e plug-ins necessários para executá-los. Isso inclui um JRE (Java runtime environment) e o código da plataforma Eclipse. O código de plug-in, o JRE e a plataforma Eclipse são normalmente instalados com um programa de instalação específico do produto. Os fornecedores do produto têm liberdade para utilizar qualquer ferramenta de instalação ou programa que seja apropriado para suas necessidades.
Depois de instalado, o usuário lança o produto e é apresentado com um workbench do Eclipse configurado especificamente com a finalidade suportada pelo produto, como o desenvolvimento da Web, desenvolvimento de programas C++ ou qualquer outra finalidade. A plataforma facilita a configuração de rótulos, diálogos Sobre, gráficos e telas iniciais, para que o usuário não tenha concepção de um workbench de plataforma, mas, em vez disso, exiba o workbench como a janela principal do próprio produto.
A estrutura de diretórios de nível superior desse produto parece mais ou menos assim para um produto hipotético chamado "AcmeWeb" que foi instalado em uma plataforma do Windows:
acmeweb/ acmeweb.exe (produto executável) eclipse/ (diretório para arquivos instalados do Eclipse) .eclipseproduct (arquivo marcador) eclipse.exe startup.jar install.ini .config/ platform.cfg jre/ features/ (recursos instalados) com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ feature.xml org.eclipse.platform_2.0.0/ org.eclipse.platform.win32_2.0.0/ ... plugins/ com.example.acme.acmefeature_1.0.0/ plugin.xml about.ini about.html about.mappings about.properties acme.gif plugin_customization.ini splash.jpg welcome.xml com.example.acme.acmewebsupport_1.0.0/ org.eclipse.platform_2.0.0/ ... links/ ...
Vamos ver o que isso significa com mais detalhes. Veremos primeiro a concepção de recursos do Eclipse.