O que é o OpenUP?
O OpenUP é um Processo Unificado que aplica uma abordagem iterativa e incremental dentro de um ciclo de vida estruturado. O OpenUP abraça uma filosofia pragmática e ágil que foca na natureza colaborativa do desenvolvimento de software. É um processo independente de ferramenta e de pouca cerimônia que pode ser estendido para direcionar uma grande variedade de tipos de projeto.
Camadas do OpenUP: micro-incrementos, ciclo de vida da iteração e ciclo de vida de projeto
O esforço pessoal em um projeto OpenUP está organizado em micro-incrementos. Eles representam pequenas unidades de trabalho que produzem um passo do progresso do projeto, constante e mensurável (normalmente medido em horas ou dias). O processo aplica a colaboração intensiva à medida que o sistema é desenvolvido incrementalmente, por uma equipe comprometida e auto-organizada. Estes micro-incrementos fornecem um ciclo de feedback extremamente curto que direciona decisões adaptativas durante cada iteração.
O OpenUP divide o projeto em iterações planejadas e com intervalos de tempo definidos, normalmente medidos em semanas. As iterações direcionam a equipe na entrega incremental do valor aos Stakeholders de uma forma previsível. O plano de iteração define o que deve ser entregue durante a iteração, e o resultado é uma construção demonstrável ou despachável. As equipes OpenUP se auto-organizam para definir como atingir os objetivos da iteração e entregar o resultado. Elas fazem isso definindo e distribuindo tarefas detalhadas de uma lista de itens de trabalho O OpenUP usa um ciclo de vida de iteração que estrutura como os micro-incrementos são aplicados para entregar construções estáveis e coesivas do sistema, que progridem incrementalmente na direção dos objetivos da iteração.
O OpenUP estrutura o ciclo de vida do projeto em quatro fases: Concepção, Elaboração, Construção e Transição. O ciclo de vida de projeto fornece aos Stakeholders e à equipe de projeto, visibilidade e pontos de decisão durante o projeto. Isto lhe permite uma efetiva supervisão para tomar decisões de "prosseguir ou parar" em momentos apropriados. Um plano de projeto define o ciclo de vida, e o resultado final é uma aplicação liberada. |