Papéis e Tarefas XP

Relacionamentos
Conteúdo
Descrição Principal

Papéis e Tarefas XP

XP define um conjunto mais limitado de papéis e tarefas do que o Processo Unificado. Os papéis XP normalmente têm um escopo muito mais amplo do que os papéis do Processo Unificado. Existe uma tendência no XP para evitar a especialização onde só uma pessoa da equipe tenha conhecimento sobre partes específicas e críticas do sistema ou da tecnologia. A consequência é que os papéis XP geralmente correspondem a mais de um papel do Processo Unificado. Alguns papéis, funções e artefatos do Processo Unificado não correspondem a nada na XP visto que a XP tem o escopo um pouco menor do que o Processo Unificado.

Definição dos Papéis e Tarefas no Processo Unificado.

Os Papéis são normalmente realizados por um indivíduo ou um conjunto de indivíduos que trabalham juntos como uma equipe. Um membro da equipe de projeto normalmente realiza vários papéis diferentes. Os Papéis não são pessoas; ao invés, eles descrevem como os indivíduos se comportam no negócio e quais são as responsabilidades de cada um. Embora a maior parte dos papéis seja realizada por pessoas dentro da organização, as pessoas que estão fora da organização de desenvolvimento desempenham um papel importante. Um papel é uma definição abstrata de um conjunto de tarefas realizadas e artefatos gerados.

Os Papéis possuem um conjunto coeso de tarefas a serem realizadas. Estas tarefas estão intimamente relacionadas e funcionalmente acopladas e são frequentemente melhores desempenhadas pela mesma pessoa. As tarefas estão estreitamente relacionadas com os artefatos. Os artefatos fornecem as entradas e saídas para as tarefas e o mecanismo através do qual a informação é comunicada entre as tarefas.