Preferências de Serviços da Web

Antes de começar a desenvolver serviços ou clientes da Web, você pode otimizar o ambiente de trabalho para desenvolvimento de serviços da Web, configurando diversas preferências.

Para definir qualquer uma das preferências de serviços da Web, siga estas etapas:
  1. Clique em Janela > Preferências para abrir o bloco de notas Preferências.
  2. Expanda Serviços da Web ou Web e XML e clique na categoria de preferência que você deseja definir.
  3. Selecione as caixas de opções que você deseja definir como padrão ao criar o serviço da Web.
  4. Clique em OK para aplicar as alterações e fechar o bloco de notas Preferências.
Se você precisar de mais informações sobre qualquer opção, selecione-a e pressione F1.

As ferramentas de serviços da Web permitem definir as seguintes preferências:

Emissor Axis
Esta página permite configurar as seguintes preferências usadas ao criar ou consumir serviços da Web Axis.
WSDL2Java
  • Gerar código para todos os elementos: por padrão o WSDL2Java somente gera código para os elementos no arquivo WSDL que são referenciados. Para obter informações adicionais sobre como as referências funcionam, consulte o guia de referência Axis: http://ws.apache.org/axis/java/reference.html
  • Emite classes auxiliares separadas para metadados: se você selecionar esta opção, o WSDL2Java criará uma classe auxiliar separada que contém os metadados, em vez de incluí-los no esboço.
  • Prefere construir beans a matrizes diretas para tipos de matrizes XML agrupadas: o comportamento padrão é mapear este constructo XML:
    <element name="array">
     <complexType>
      <sequence>
       <element name="item" type="xs:string"/>
      </sequence>
     </complexType>
    </element>
    para uma matriz de Cadeia Java (String[]). Se você preferir que uma classe de JavaBean específica (ArrayOfString) seja gerada para estes tipos de esquemas, selecione esta opção.
  • Incluir o escopo em deploy.wsdd: isto indica como implementar a implementação do servidor. Application usa uma instância da classe de implementação para todos os pedidos. Request cria uma nova instância da classe de implementação para cada pedido. Session cria uma nova instância da classe de implementação para cada sessão.
  • Tempo limite em segundos: o padrão é 45. Use -1 para desativar o tempo limite.
Java2WSDL
  • Procurar métodos permitidos na classe herdada: se esta opção for especificada, o analisador Java2WSDL examinará classes estendidas para determinar a lista de métodos a serem exportados para o arquivo WSDL.
  • Analisar a classe de serviço para conformidade com JAX-RPC antes de gerar o código: se selecionada, as ferramentas examinarão a classe de serviço Java e seus tipos de valores para determinar se ela satisfaz importantes requisitos da especificação JAX-RPC.
Seleção de Diálogo Pop-up
As preferências de Diálogos permitem determinar quais caixas de diálogo você deseja ver ao executar ações pop-up. Se você tiver desativado algum diálogo selecionando "Não mostrar este diálogo novamente" na primeira página de um assistente de serviços da Web, poderá desfazer sua alteração desmarcando a caixa de opções ao lado do diálogo escolhido para ficar oculto.
Conformidade e Validação de Perfil
As preferências de Conformidade permitem selecionar o nível de conformidade com WS-I SSBP (Simple SOAP Binding Profile) e WS-I AP (Attachement Profile). Nota: se você alterar o nível de conformidade com WS-I enquanto as inconformidades com WS-I estão listadas na visualização Tarefa, a visualização não será atualizada automaticamente. O espaço de trabalho deverá ser revalidado antes de os avisos serem removidos da visualização Tarefa. Para obter informações adicionais sobre WS-I, consulte: http://www.ws-i.org/
Em preferências de validação, você pode escolher se os arquivos WSDL consumidos pelos assistentes de serviços da Web serão ou não validados e se a validação WSDL deverá ou não ser concluída antes que o assistente vá para a próxima etapa.
Topologia de Projeto
As preferências de Topologia de Projeto permitem:
  • Selecionar o tipo de projeto cliente padrão que os assistentes de serviços da Web criarão ao gerar um cliente de serviço da Web. Você também pode definir a ordem na qual os tipos de projeto cliente serão listados no assistente. Observe que essa seleção é simplesmente um padrão e um tipo de projeto alternativo pode ser selecionado no assistente.
  • Selecionar se você deseja gerar o serviço da Web e o cliente de serviço da Web no mesmo projeto EAR ou em projetos EAR diferentes. Gerar o serviço e o cliente em diferentes projetos EAR pode reduzir a chance de conflitos que ocorrem quando ambos existem em um único projeto EAR, mas utiliza recursos adicionais do sistema.
Gerenciamento de Recursos
As preferências de Gerenciamento de Recursos permitem determinar os padrões de criação e substituição de arquivo e pasta que você deseja utilizar ao criar seu serviço da Web.
  • Sobrescrever arquivos sem avisar: a seleção desta opção permitirá que os assistentes sobrescrevam arquivos existentes no espaço de trabalho sem avisar. Se ela não for selecionada, você será avisado sempre que um arquivo precisar ser sobrescrito.
  • Criar pastas quando necessário: a seleção desta opção permite que os assistentes criem quaisquer pastas necessárias.
  • Efetuar o registro de saída de arquivos sem avisar: selecione esta opção para efetuar o registro de saída de arquivos sem receber uma mensagem de aviso pedindo confirmação.
  • Mesclar arquivo de esboço gerado: esta caixa de opções está desativada por padrão. Se ela for ativada, um arquivo de esboço com o mesmo nome já existe no espaço de trabalho, e o arquivo de esboço recém-gerado será mesclado com o arquivo de esboço existente. Ative esta opção para preservar código que você já tiver modificado nos arquivos de esboço existente.

    Observe que quando esta preferência estiver ativada, se você alterar o tipo de retorno de um interface, o arquivo de esboço resultante terá um método retornando o tipo conforme definido na nova interface, mas mas teria um corpo do método do arquivo de esboço original (que estaria retornando um tipo diferente). Isto resultará em um erro de compilação que você precisará corrigir manualmente.

Padrões de Cenário
As preferências de Padrões de Cenário permitem definir os seguintes padrões de cenário que você deseja utilizar ao criar o serviço da Web:
  • que tipo de serviço e cliente da Web você quer que seja selecionado por padrão.
  • que fases do ciclo de vida do serviço da Web você quer concluir no assistente.
  • se você deseja que o Web Services Explorer seja ativado por padrão para poder publicar seu serviço da Web em um registro UDDI.
  • se você deseja que o tráfego SOAP de serviço da Web seja roteado através de um monitor TCP/IP para poder monitorar os pacotes SOAP e opcionalmente testá-los quanto à conformidade com WS-I.
Observe que todos esses padrões podem ser substituídos no assistente.
Servidor e Tempo de Execução
Selecione o servidor, o ambiente de tempo de execução do serviço da Web e a versão J2EE que você deseja selecionar por padrão no assistente de serviços da Web. Observe que todos esses padrões podem ser substituídos no assistente.
Padrões de Recurso de Teste
Você pode selecionar se deseja que o assistente ative automaticamente um recurso de teste e seu tipo preferido de recurso de teste.
Arquivos WSDL
Ao criar um arquivo WSDL no editor WSDL, é possível definir o espaço de nomes de destino padrão. Se você não optar por alterar o padrão, o arquivo WSDL terá http://tempuri.org como seu espaço de nomes de destino.