Incluindo um Elemento Any

Você pode utilizar o elemento any de um modo semelhante ao modelo de conteúdo ANY do DTD, no entanto, isso deve ser feito junto com espaços de nomes. Isto permite incluir qualquer conteúdo XML bem-formado, como uma página da Web HTML que está de acordo com a sintaxe de XHTML 1.0.

Por exemplo:

<element name = "MyWebPage">
<complexType>
<any namespace ="http://www.w3.org/1999/xhtml>
 < minOccurs="1" maxOccurs="unbounded" processContents="skip"/>
</complexType>
</element>

O fragmento de esquema anterior permite que um elemento <MyWebPage> contenha todos os dados XHTML bem-formados, que aparecem no espaço de nomes especificado.

As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.

Para incluir um elemento any:

  1. Na visualização Esboço, clique com o botão direito no modelo de conteúdo com o qual deseja trabalhar e clique em Incluir Any.
  2. Selecione o novo elemento any.
  3. Na visualização Propriedades do editor de esquemas, para um valor espaço de nomes, você pode selecionar:
    • ##any. Isso permite qualquer XML bem-formado de qualquer espaço de nomes.
    • ##local . Isso permite que qualquer XML bem-formado, que não esteja declarado, esteja em um espaço de nomes.
    • ##other . Isso permite qualquer XML bem-formado que não seja do espaço de nomes de destino do tipo que está sendo definido.
    • ##targetNamespace. Isso é uma estenografia do espaço de nomes de destino do tipo que está sendo definido.
  4. Em um valor processContents, você pode selecionar:
    • skip. O processador XML não validará o conteúdo de forma alguma.
    • lax. O processador XML validará ao máximo o conteúdo.
    • strict. O processador XML validará todo o conteúdo.
  5. O valor minOccurs é o número de vezes que o elemento any deve aparecer em um documento da instância. Você pode selecionar 0 se desejar que o elemento seja opcional; caso contrário, selecione 1.
  6. O valor maxOccurs é o valor máximo de vezes que um elemento any pode aparecer em um documento da instância. Você pode selecionar 0, 1 ou, para indicar que não existe nenhum número máximo de ocorrências, unbounded.
  7. Clique na guia Documentação se desejar fornecer informações sobre este elemento. A página Documentação é utilizada para material legível por humanos, como uma descrição.
  8. Clique na guia Extensões, se você deseja incluir elementos de informações do aplicativo em suas anotações de componentes do esquema. A página Extensões permite especificar o esquema e incluir conteúdo XML em suas anotações.

(c) Direitos Autorais 2001, World Wide Web (Massachusetts Institute of Technology, Institut National de Recherche en Informatique et en Automatique, Keio University).