Incluindo Tipos Complexos

Um tipo complexo permite elementos em seu conteúdo e pode transportar atributos. Os tipos complexos podem ser utilizados para ajudar a determinar o conteúdo apropriado para quaisquer documentos da instância gerados a partir de ou associados a seu esquema XML.

Você pode incluir quantos tipos complexos desejar em um esquema XML.

As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.

Para incluir um tipo complexo em um esquema XML, siga estas etapas:

  1. Abra seu esquema XML no Editor de Esquema XML.
  2. Clique com o botão direito do mouse na categoria Tipos, na visualização Design e clique em Incluir Tipo Complexo.
  3. Na visualização Propriedades, digite um novo nome para o tipo complexo no campo Nome.
  4. Clique em Procurar Ícone Procurar, para selecionar um tipo base para o tipo complexo. Você pode configurar um tipo base para seu tipo complexo, ou pode incluir nele um modelo de conteúdo (que representa os dados que podem estar contidos em um elemento), mas não as duas opções. Para obter informações adicionais sobre modelos de conteúdo, consulte as tarefas relacionadas.
  5. Selecione restrição ou extensão da lista Herdado por. Isto especifica se seu tipo é derivado de seu tipo base por restrição ou extensão.
  6. A visualização Design exibirá os atributos dentro do tipo complexo. Você também pode utilizar essa visualização para incluir atributos em seu tipo complexo. Um atributo associa um nome de atributo a um tipo e valor específicos.
    • Para incluir um atributo, na visualização Design, clique com o botão direito do mouse no tipo complexo e selecione Incluir Atributo.
      • nome. Na visualização Design, clique no nome do atributo, para fazer uma alteração.
      • tipo. Na visualização Design, clique no tipo do atributo, para fazer uma alteração. O menu drop-down fornece tipos geralmente utilizados. Para obter opções adicionais, simplesmente selecione Procurar a partir do menu.
  7. Uma referência de atributo fornece uma referência para um atributo global. Para incluir uma referência de atributo, na visualização Design, clique com o botão direito do mouse no tipo complexo que contém o elemento e clique em Incluir Ref do Atributo. Uma declaração que faz referência a um atributo global permite que o atributo referido apareça no documento da instância no contexto da declaração de referência. Selecione a referência e, em seguida, selecione o grupo de atributos ao qual deseja que ele faça referência na visualização Propriedades, a partir do menuRef.
  8. Uma referência do grupo de atributos fornece uma referência a um grupo de atributos. Para incluir uma referência de atributo, na visualização Design, clique com o botão direito do mouse no tipo complexo que contém o elemento e clique em Incluir Ref do Grupo de Atributos. Uma declaração que faz referência a um grupo de atributos permite que o grupo de atributos referido apareça no documento da instância no contexto da declaração de referência. Selecione a referência e, em seguida, selecione o grupo de atributos ao qual deseja que ele faça referência na visualização Propriedades, a partir do menuRef.
  9. Um elemento any ativa o conteúdo do elemento de acordo com espaços de nomes e o elemento de atributo any correspondente permite que os atributos apareçam nos elementos. Para incluir um atributo any, clique com o botão direito do mouse no cabeçalho de tipo complexo e clique em Incluir Atributo Any. É possível especificar os seguintes valores para um atributo any:
    • Em um valor espaço de nomes, você pode selecionar:
      • ##any. Isso permite qualquer XML bem-formado de qualquer espaço de nomes.
      • ##local . Isso permite que qualquer XML bem-formado, que não esteja declarado, esteja em um espaço de nomes.
      • ##other. Isso permite qualquer XML bem-formado que não seja do espaço de nomes de destino do tipo que está sendo definido.
      • ##targetNamespace . Isso é uma estenografia do espaço de nomes de destino do tipo que está sendo definido.
    • Em um valor processContents, você pode selecionar:
      • skip. O processador XML não validará o conteúdo do atributo de forma alguma.
      • lax. O processador XML validará ao máximo o conteúdo do atributo.
      • strict. O processador XML validará todo o conteúdo do atributo.
  10. Clique na guia Documentação, se desejar fornecer quaisquer informações sobre este tipo complexo. A página Documentação é utilizada para material legível por humanos, como uma descrição.
  11. Clique na guia Extensões, se você deseja incluir elementos de informações do aplicativo em suas anotações de componentes do esquema. A página Extensões permite especificar o esquema e incluir conteúdo XML em suas anotações.
Tarefas relacionadas
Incluindo Modelos de Conteúdo