Incluindo Tipos Simples

Os tipos simples são utilizados para criar tipos de dados derivados. Eles fornecem um conjunto de restrições no espaço de valores (um conjunto de valores) e no espaço léxico (um conjunto de literais válidas) de um tipo de dados.

Um tipo simples não pode ter conteúdo de elementos e não pode transportar atributos. Os elementos que contêm números (cadeias, datas, assim por diante), mas não contêm nenhum subelemento, têm um tipo simples.

As instruções a seguir foram escritas para a perspectiva do Recurso, mas elas também funcionarão em muitas outras perspectivas.

Para incluir um tipo simples:

  1. Abra seu esquema XML no Editor de Esquema XML.
  2. Na visualização Esboço, clique com o botão direito do mouse em Tipos e clique em Incluir Tipo Simples.
  3. Na visualização Esboço, selecione o novo tipo simples.
  4. Na visualização Propriedades, clique na guia Geral.
  5. Digite um nome novo para para o tipo simples no campo Nome.
  6. Você pode selecionar as seguintes opções da lista Variedade:
    • atômico. Tipos atômicos são todos os tipos simples construídos na linguagem de esquema XML.
    • lista. Os tipos de lista são compostos de seqüências de tipos atômicos. Eles possuem valores que são compostos de seqüências de de valores atômicos de comprimento finito.
    • união. Um tipo de união permite que um elemento ou valor de atributo seja uma ou mais instâncias de um tipo gerado da união de vários tipos atômicos e de lista.
  7. Se você selecionou atômico na lista Variedade, clique em Procurar Esse gráfico é o botão Procurar próximo ao campo Tipo Básico para especificar um tipo básico para o tipo simples. O diálogo Configurar Tipo lista todos os tipos internos e definidos pelo usuário atualmente disponíveis. Você alterar o Escopo da lista, selecionando uma das seguintes opções:
    • Espaço de Trabalho. Lista todos os tipos disponíveis em seu espaço de trabalho.
    • Projeto de Inclusão. Lista todos os tipos disponíveis no projeto que contém seu arquivo.
    • (Padrão) Recurso Atual. Lista todos os tipos disponíveis em seu arquivo atual.
    • Conjuntos de Trabalhos. Lista todos os tipos disponíveis dentro do conjunto de trabalhos selecionado.
  8. Se você selecionou lista na lista Variedade, clique em Procurar Esse gráfico é o botão Procurar próximo ao campo Tipo de Item para especificar um tipo de item para o tipo simples. O diálogo Configurar Tipo lista todos os tipos internos e definidos pelo usuário atualmente disponíveis. Você alterar o Escopo da lista, selecionando uma das seguintes opções:
    • Espaço de Trabalho. Lista todos os tipos disponíveis em seu espaço de trabalho.
    • Projeto de Inclusão. Lista todos os tipos disponíveis no projeto que contém seu arquivo.
    • (Padrão) Recurso Atual. Lista todos os tipos disponíveis em seu arquivo atual.
    • Conjuntos de Trabalhos. Lista todos os tipos disponíveis dentro do conjunto de trabalhos selecionado.
  9. Se você selecionou união na lista Variedade, clique em Procurar Esse gráfico é o botão Procurar próximo ao campo Tipos de Membros para especificar os tipos de membros para o tipo simples. Você pode selecionar para incluir Tipos Simples Internos e Tipos Simples Definidos pelo Usuário na lista de valores de tipos de membros.
  10. Clique na guia Restrições. A partir daqui, você poderá configurar valores específicos de restrição, incluindo restrições de comprimento, enumerações e padrões.
    1. As enumerações ajudam a definir um conjunto de valores válidos para tipos simples. Eles são os valores reais que podem ser utilizados pelo tipo simples como valores válidos no documento da instância. É possível incluir uma ou várias enumerações de uma vez:
      • Para incluir uma enumeração por vez, em Valores de Restrição Específicos, selecione Enumerações e clique em Incluir e especifique um valor para a enumeração.
      • Para incluir várias enumerações de uma vez, siga estas etapas:
        1. Selecione Enumerações.
        2. Clique em Incluir.
        3. Digite o valor de cada enumeração. Cada valor deve ser separado pelo Caractere Delimitador. Por exemplo: Primeiro, Segundo criará duas enumerações, uma com o valor "Primeiro" e uma com o valor "Segundo".
        4. Selecione a caixa de opções Preservar espaço em branco à esquerda e à direita se desejar que os espaços em branco ao redor dos valores de enumeração sejam preservados. Se você selecionou essa caixa de opções, os valores Primeiro, Segundo serão mostrados como "Primeiro" e " Segundo" (existe um espaço antes de Segundo), porque você colocou um espaço antes de "Segundo" quando digitou o valor.
        5. Clique em OK. Suas enumerações serão criadas e aparecerão na visualização Propriedades.
    2. Padrões ajudam você a colocar determinadas restrições relativas a valores permitidos. Por exemplo, você poderia restringir o campo para aceitar apenas entrada que seguir o padrão "cinco dígitos seguidos por duas letras maiúsculas ASCII". Para configurar uma restrição padrão:
      1. Selecione Padrões.
      2. Clique em Incluir.
      3. Crie o padrão de expressão comum que deseja utilizar como sua restrição utilizando o assistente Expressão Comum.
      4. Clique em Concluir.
  11. Clique na guia Documentação se desejar fornecer informações sobre este tipo simples. A página Documentação é utilizada para material legível por humanos, como uma descrição.
  12. Clique na guia Extensões, se você deseja incluir elementos de informações do aplicativo em suas anotações de componentes do esquema. A página Extensões permite especificar o esquema e incluir conteúdo XML em suas anotações.
Tarefas relacionadas
Incluindo Aspectos do Padrão em Tipos Simples